Polo Criativo de 
  • Itapuã

Turbantes de Todas as Cores

Ancestralidade e Expressão da Identidade Negra na Dança

A importância da preservação e valorização das manifestações culturais afro-brasileiras: o papel do Malê Debalê na promoção da igualdade de gênero, racial e no combate ao racismo. Vivências sobre como a dança fortalece a identidade negra e promove o empoderamento.

Professores

Renê Oliveira

Dançarino profissional desde maio de 1998, atuou como Professor de Dança no Colégio Apoio (1994), Corpo de Dança Mirim Malê Debalê (1994 e 1995), Coordenador e puxador de ala de dança do carnaval de Salvador do Bloco Afro Malê Debalê (1992 aos dias atuais), Colégio Olavina Calazans (1995) e Centro Cultural e Esportivo Armando Biriba – Campo da Ilha/ Itapuã (2010). Atuou como Professor de Dança e Coreógrafo no Projeto Marimbada e no Projeto Minha Beleza Negra – contemplado no Edital Março Mulheres 2018, da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia.

Agnaldo Fonsêca

Uma pessoa preta, soteropolitana, nativa de Itapuã, Bahia. Profissional da Dança desde 1990 atuou na Cia Balé Folclórico da Bahia, Jorge Silva e Dance Brasil. Atualmente está Bailarino efetivo do BTCA desde 1994. Licenciado em Pedagogia (UNEB), Especialista em Arte-Educação (UFBA), Mestre em Dança (UFBA) e Dr.h.c em Ações Artístico-Culturais Afro-Brasileiras pela Ordem dos Capelães do Brasil (2023), Pesquisador e Coreógrafo. Coordenador do Departamento de Dança do Bloco Afro Malê Debalê, onde é responsável pelo Projeto Grupo de Dança Malezinho e Membro do Grupo de Pesquisa GIRA – CNPq (UFBA).

Black Music e Música Afro-baiana

Aborda os principais gêneros e influências da música negra, como o soul, o funk, e o hip-hop. Durante as aulas, serão explorados aspectos históricos, técnicas vocais, improvisação e composição, dentro desses estilos musicais. É uma oportunidade incrível para mergulhar na cultura e na sonoridade da Black Music.

Professores

Cara de Cobra

Iniciou sua carreira no Projeto VAI QUEM VEM, idealizado pelo renomado artista Carlinhos Brown, antes de se juntar à Banda Timbalada. Em 2000, tornou-se percussionista da cantora Ivete Sangalo, posição que mantém até hoje. Além de sua carreira como músico, ele também é produtor musical, tendo colaborado com artistas como Gilmelândia, Netinho, Séo Fernandes e Marcos Freire.

Práticas Sustentáveis no Turismo Cultural em Itapuã

Práticas sustentáveis e a preservação ambiental e cultural durante visitas turísticas guiadas. Palestras com especialistas. Principais temas relacionados ao turismo cultural.

Professores

Tâmara Azevedo

Baiana, graduada em Ciências Sociais pela UFBA, e Pós-Graduada pela Universidade de Santa Catarina em Gestão de Políticas Públicas do Turismo. Foi Coordenadora Setorial do Carnaval de Salvador na EMTURSA e de Culturas Populares da Fundação Gregório de Matos; Supervisora da Escola Olodum; Gestora o Escritório Internacional de Capoeira e Turismo; e Consultora da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

Edson Costa

Gestor, Palestrante e Facilitador de Agroturismo, Afroempreendedorismo e Empreendedorismo Comunitário. Experiência na Gestão Pública e Terceiro Setor na criação de Rede e Rotas Afroculturais.