Polo Criativo de 
  • Barra-Pituba

Linguagens artísticas

Oficina de Audiovisual e Fotografia

Cinema do Possível

Criar roteiros em todas as suas etapas, até ser definitivo. Desenvolver seus próprios roteiros, individualmente e em grupos. Resgatar memórias locais através da produção audiovisual com celular. Exercícios teóricos e práticos, sobre a linguagem audiovisual e como aplicá-la em aparelhos móveis.

Professores

Marcelo Pinheiro

Há mais de 20 anos com audiovisual, nas funções de diretor, diretor de fotografia, montador, animador e finalizador. Sócio fundador da Apus – Produtora de Conteúdo, Marcelo tem sido agente importante na realização de projetos como: Àkàrà no fogo da intolerância (2020, 72’); Brasilianos – Jovens músicos do Neojibá (2013, 25’); Acarajé é fogo (2011, 13’); La Felicidad, projeto premiado no Edital para a Atividade Audiovisual do Ministério de Cultura do Peru; Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo (2011, 22’); Dia da Consciência, Negra (2010, 2’); Festa de Iemanjá (2020, 52’) da cineasta baiana Fabíola Aquino e Sérgio e Simone.

Cláudia Chavéz

Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Lima, Claudia Chávez é roteirista e diretora da Apus Produtora de Conteúdo Audiovisual, empresa com mais de 16 anos de experiência no mercado trabalhando com marcas e organizações como Cencosud, Peugeot, Adidas, Ministério Público do Estado da Bahia, Telefônica, Mitsubishi, L’oreal; e desenvolvendo projetos autorais, como: Àkàrà no fogo da intolerância (2020, 72’), Brasilianos – Jovens músicos do Neojibá (2013, 25’), La Felicidad (2018,4’), entre outros.

Oficina de Música Percussiva

Percussão Afro-Baiana

Exploração dos ritmos dos blocos afro da Bahia; análise detalhada da evolução do timbal, um instrumento central na percussão afro-baiana; práticas e técnicas essenciais de percussão de rua; estudo das funções e técnicas de instrumentos típicos, como o atabaque, o agogô e o xequerê.

Professores

Jorge Ivo Júnior

Alagbê do terreiro do Gantois, Professor do projeto Rum Alagbe, Percussionista do Grupo Ofá. Também já participou profissionalmente da gravação dos CD’s “Obatalá” e “Iyabá shire” .

José Izquierdo

Natural do Chile, José Izquierdo é músico, professor de música, compositor e pesquisador dos saberes percussivos de matriz africana na América Latina. Ele desenvolve seu trabalho no Brasil, país no qual está radicado há 21 anos. Estudou música no Conservatório de Música da Universidad de Chile, graduando-se em Pedagogía en Educación Musical na UMCE-Chile. Possui especialização em “Educación musical aplicada a la enseñanza de instrumentos musicales” pela Universidad de Chile e defendeu sua dissertação de mestrado em educação musical na UFBA em 2018.