Polo Criativo de 
  • Itapuã

Percurso Formativo Básico

Oficina de Empreendedorismo e Gestão Cultural

Noções Básicas de Empreendedorismo Cultural. Como fazer uma gestão da cultura no território. Como montar um negócio no campo da cultura. A questão financeira e organizativa frente à dimensão simbólica que se empreende e gestão na comunidade

Professores

Iago Santos

Um aprendedor e empreendedor, Designer Gráfico em constante aprendizado, mentor e consultor em comunicação e negócio, idealizador e CEO do TrazFavela Delivery, co-criador da marca de mochila e acessórios @mochi_lona, Especialista em Inovação Digital pela Digital Innovation One e Coordenador de Inovação e Tecnologia da AJE-BA (Associação de Jovens Empreendedores da Bahia).

Oficina de Identidades e Relações de Grupo

Exercícios corporais, jogos e movimentos, explorando quem sou, quem é o outro, análise de casos e situações de racismos, sexismos e LGBTfobias. Corpo, expressividades, emoções, concentração e interpretação. Dinâmicas de grupo.

Professores

Maria Luisa Passos

Pedagoga, escritora, acredita que arte educação e a educação para a diversidade romperá com as desigualdades e propiciará a inclusão social sem discriminações raciais, de orientação sexual, de classes sociais e escolhas religiosas. Tem experiência em gestão de programas inclusivos, dentre eles o observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher.

Carla Cristina

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/PPGEduc). Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Bahia (UFBA). Possui especializações em: Estudos Étnicos e Raciais (IFBA); Educação, Pobreza e Desigualdade (UFBA); Gênero e Sexualidade na Educação (UFBA). Integra a equipe de formação do ICEAFRO. Atual como professora e coordenadora pedagógica. Aborda principalmente os seguintes temas: reeducação das relações étnico-raciais e de gênero, mulheres negras na docência, ações afirmativas, pobreza e desigualdades, enfrentamento a violência contra a mulher, história de vida e trajetórias de formação.

Arilma Soares

Moradora da periferia de Salvador, Girassol na Capoeira Angola, artista da Dança, pesquisadora da cultura afro-brasileira, dançarina e coreógrafa. Além disso, é técnica, graduada e mestra em Dança (UFBA), doutora em Artes Cênicas (UFBA), militante negra da Capoeira Angola no Ceafro e na Campanha Fazer Valer as Leis: 10639/03 e 11645/08. Atualmente, coordena o Projeto Afrosol, na comunidade de São Caetano, em Salvador.

Oficina de Mídias Sociais

Introdução a conceitos básicos e importância das mídias digitais; Visão geral das principais plataformas; Estratégias de como usar as mídias digitais conhecendo melhor o mercado e os consumidores. Novas soluções e Definição do público-alvo. Planejamento do conteúdo a ser produzido.

Professores

Samira Soares

Doutoranda em Literatura e Cultura na UFBA, feminista interseccional e ativista dos movimentos negro, LGBT e de mulheres. Idealizadora do projeto Narrativas Negras nas redes e nas escolas, influenciadora digital e Coordenadora Geral do Movimento Negro Unificado na Bahia (MNU-BA).

Bruna Rocha

Jornalista, doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas e professora na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. É cantora, compositora e ativista, com atuação em mídias sociais desde 2010. Tem experiência em Política, Cultura e Gestão de Projetos Sociais, jornalismo de causas, assessoria de imprensa e criação de conteúdo digital há mais de dez anos. É idealizadora da Plataforma Semiótica Antirracista.

Bruna Lima

Formada em Relações Públicas, trabalho com mídias sociais há 8 anos, já tendo experiências com empresas privadas, setores públicos, influencers e ONG’s. Apaixonada por criação de conteúdo e por trabalhar com digital em suas mais diversas nuances e particularidades.