Polo Criativo de 
  • Barra-Pituba

Jazz e Percussão

DJ no Palco

Introdução à música eletrônica, equipamentos básicos de DJ, técnicas de mixagem, seleção de músicas e noções de performance ao vivo.

Professores

Nenhuma associação com cadastro de docente.

Faça e Venda

Diferenças e semelhanças entre lanches rápidos e lanches mais caprichados. Confecção de lanches a partir de técnicas de panificação e confeitaria. Orientações em termos do que faz vender produtos dessa natureza.

Professores

Adriana Fernandes

Pedagoga, gastróloga, especialista em pedagogia organizacional e cozinha brasileira, professora do curso de gastronomia da Universidade Salvador. Apaixonada pela confeitaria, tenho essa formação mais íntima, pois trago de família, mais especificamente, da minha mãe. Adoro o contato com pessoas e, essa troca, me motiva e encoraja na minha docência.

Elmo Alves

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador, Especialista em Estudos Culturais, Histórias e Linguagens  pelo Centro Universitário Jorge Amado. Palestrante e professor de história da gastronomia, antropologia da alimentação, tem experiência na área de História, História da alimentação em  comida e religiosidade. Docente universitário da UNIFACS Laurante. Babálorisá do  Ilê Asé Tolorí Jàgún Ejí  Egbé.

Foto-grafar

Introdução à fotografia digital e conceitos básicos. Câmeras e equipamentos essenciais. Controle de exposição: abertura, velocidade do obturador e ISO. Composição fotográfica: regras de enquadramento e elementos visuais. Técnicas de iluminação natural e artificial. Fotografia de retrato e paisagem. Fotografia de eventos e edição básica. Preparação das imagens para impressão ou compartilhamento online.

Professores

Cláudia Chavéz

Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Lima, Claudia Chávez é roteirista e diretora da Apus Produtora de Conteúdo Audiovisual, empresa com mais de 16 anos de experiência no mercado trabalhando com marcas e organizações como Cencosud, Peugeot, Adidas, Ministério Público do Estado da Bahia, Telefônica, Mitsubishi, L’oreal; e desenvolvendo projetos autorais, como: Àkàrà no fogo da intolerância (2020, 72’), Brasilianos – Jovens músicos do Neojibá (2013, 25’), La Felicidad (2018,4’), entre outros.

Marcelo Pinheiro

Há mais de 20 anos com audiovisual, nas funções de diretor, diretor de fotografia, montador, animador e finalizador. Sócio fundador da Apus – Produtora de Conteúdo, Marcelo tem sido agente importante na realização de projetos como: Àkàrà no fogo da intolerância (2020, 72’); Brasilianos – Jovens músicos do Neojibá (2013, 25’); Acarajé é fogo (2011, 13’); La Felicidad, projeto premiado no Edital para a Atividade Audiovisual do Ministério de Cultura do Peru; Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo (2011, 22’); Dia da Consciência, Negra (2010, 2’); Festa de Iemanjá (2020, 52’) da cineasta baiana Fabíola Aquino e Sérgio e Simone.

Produção de Objetos de Cena

Introdução à produção de objetos de cena. Pesquisa e referências: como encontrar inspiração e informações para a criação/produção dos objetos. Montagem e integração: como os objetos se relacionam com o cenário, iluminação e outros elementos da produção do filme ou espetáculo cênico.

Professores

Garlei Ribeiro

Tem uma vasta experiência e habilidades em cenotecnia, contrarregagem, design gráfico e artes plásticas. Além disso, tem compromisso com a formação, participando de várias oficinas e cursos na área de artes. Também possui o empreendimento “PALETA arte sustentável”, que mostra seu envolvimento com a sustentabilidade e criatividade.

Leno Sacramento

Ator e diretor teatral, Leno é integrante do Bando de Teatro Olodum desde o seu início (1990), fazendo parte de todos os elencos de espetáculo de repertório – Cabaré da Rrrrrraça, Bença, Dô, Erê, dentre outros. O artista também traz na sua trajetória participações no universo cinematográfico, como Ó pai ó (2007), Jardim das Flores Sagradas (2011), Besouro (2009), Cidade Baixa (2005) e mais.