Polo Criativo de 
  • Barra-Pituba

DJ no Palco

Faça e Venda

Diferenças e semelhanças entre lanches rápidos e lanches mais caprichados. Confecção de lanches a partir de técnicas de panificação e confeitaria. Orientações em termos do que faz vender produtos dessa natureza.

Professores

Adriana Fernandes

Pedagoga, gastróloga, especialista em pedagogia organizacional e cozinha brasileira, professora do curso de gastronomia da Universidade Salvador. Apaixonada pela confeitaria, tenho essa formação mais íntima, pois trago de família, mais especificamente, da minha mãe. Adoro o contato com pessoas e, essa troca, me motiva e encoraja na minha docência.

Elmo Alves

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador, Especialista em Estudos Culturais, Histórias e Linguagens  pelo Centro Universitário Jorge Amado. Palestrante e professor de história da gastronomia, antropologia da alimentação, tem experiência na área de História, História da alimentação em  comida e religiosidade. Docente universitário da UNIFACS Laurante. Babálorisá do  Ilê Asé Tolorí Jàgún Ejí  Egbé.

Foto-grafar

Introdução à fotografia digital e conceitos básicos. Câmeras e equipamentos essenciais. Controle de exposição: abertura, velocidade do obturador e ISO. Composição fotográfica: regras de enquadramento e elementos visuais. Técnicas de iluminação natural e artificial. Fotografia de retrato e paisagem. Fotografia de eventos e edição básica. Preparação das imagens para impressão ou compartilhamento online.

Professores

Marcelo Pinheiro

Há mais de 20 anos com audiovisual, nas funções de diretor, diretor de fotografia, montador, animador e finalizador. Sócio fundador da Apus – Produtora de Conteúdo, Marcelo tem sido agente importante na realização de projetos como: Àkàrà no fogo da intolerância (2020, 72’); Brasilianos – Jovens músicos do Neojibá (2013, 25’); Acarajé é fogo (2011, 13’); La Felicidad, projeto premiado no Edital para a Atividade Audiovisual do Ministério de Cultura do Peru; Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo (2011, 22’); Dia da Consciência, Negra (2010, 2’); Festa de Iemanjá (2020, 52’) da cineasta baiana Fabíola Aquino e Sérgio e Simone.

Cláudia Chavéz

Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Lima, Claudia Chávez é roteirista e diretora da Apus Produtora de Conteúdo Audiovisual, empresa com mais de 16 anos de experiência no mercado trabalhando com marcas e organizações como Cencosud, Peugeot, Adidas, Ministério Público do Estado da Bahia, Telefônica, Mitsubishi, L’oreal; e desenvolvendo projetos autorais, como: Àkàrà no fogo da intolerância (2020, 72’), Brasilianos – Jovens músicos do Neojibá (2013, 25’), La Felicidad (2018,4’), entre outros.

Jazz e Percussão

Introdução ao Jazz: História e principais características do Jazz. Tipos de instrumentos de percussão utilizados no Jazz. Técnicas básicas de percussão. Exercícios para desenvolver a improvisação.

Professores

Mestre Jackson

É considerado um dos mais conceituados músicos de percussão da Bahia. Precursor do Samba Reggae juntamente com o saudoso Neguinho do Samba no Olodum. Responsável pela criação e evolução da batida afro baiana intitulada de axé music. Introduziu a batida Merengue aos tambores, que deram ao Olodum os maiores sucessos musicais até hoje. Atualmente vem desenvolvendo atividades como educador musical em instituições sociais, tendo compromisso através da música de ressocializar adolescentes em privação de liberdade, cumprindo medidas socioeducativas e de risco social nas comunidades.

Produção de Objetos de Cena

Introdução à produção de objetos de cena. Pesquisa e referências: como encontrar inspiração e informações para a criação/produção dos objetos. Montagem e integração: como os objetos se relacionam com o cenário, iluminação e outros elementos da produção do filme ou espetáculo cênico.

Professores

Garlei Ribeiro

Tem uma vasta experiência e habilidades em cenotecnia, contrarregagem, design gráfico e artes plásticas. Além disso, tem compromisso com a formação, participando de várias oficinas e cursos na área de artes. Também possui o empreendimento “PALETA arte sustentável”, que mostra seu envolvimento com a sustentabilidade e criatividade.

Leno Sacramento

Ator e diretor teatral, Leno é integrante do Bando de Teatro Olodum desde o seu início (1990), fazendo parte de todos os elencos de espetáculo de repertório – Cabaré da Rrrrrraça, Bença, Dô, Erê, dentre outros. O artista também traz na sua trajetória participações no universo cinematográfico, como Ó pai ó (2007), Jardim das Flores Sagradas (2011), Besouro (2009), Cidade Baixa (2005) e mais.