“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”
- Provérbio africano
O Instituto CEAFRO – ICEAFRO é uma Organização da Sociedade Civil comprometida com a promoção da equidade racial e de gênero e atua por meio da educação, cultura e profissionalização nas comunidades. Fundado com base nos princípios da ancestralidade, identidade e resistência da população negra na Diáspora, o ICEAFRO desenvolve uma abordagem teórico-metodológica centrada nos referenciais identitários dos sujeitos envolvidos.
Ao longo de sua trajetória de 30 anos – 20, como programa da Universidade Federal da Bahia, vinculado ao Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA) e 10 como organização da sociedade civil -, o Instituto realizou diversos projetos significativos, tais como:
Mapeamento das Iniciativas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo no Nordeste Brasileiro;
Projeto Escola Plural: A Diversidade Está na Sala;
Escritório de Garantia de Direitos da Juventude Negra;
Projeto Trocas Quilombolas: Agenda Político-Cultural para Quilombos;
Projeto de Formação para o Fortalecimento Institucional, Empoderamento Feminino e Protagonismo Juvenil em Quilombos;
Elaboração das Diretrizes Curriculares para Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Rede Municipal de Ensino de Salvador.
Recentemente, em parceria com a Obá Cacauê, Bando de Teatro Olodum e Casa do Hip-Hop Bahia, o ICEAFRO segue implementando estratégias de gestão compartilhada e amplia seu impacto na área artística e cultural. Em 2023, o Instituto obteve sucesso na execução do projeto Polos Criativos 2022, no território de Valéria, alcançando seus objetivos de forma eficaz.